sexta-feira, 27 de maio de 2016

Plástica da bochecha - BICHECTOMIA


Bichectomia


Bola de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal (Buccal Fat Pad, em inglês) é uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha.

- Quando aumentada, essa gordura pode alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado.

- A cirurgia para retirar o excesso da Bola de Bichat é chamada de Bichectomia e pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em torno de 40 minutos.

- Trata-se de uma técnica descrita em 1980, já consolidada mundialmente no meio científico, mas pouco difundida aqui no Brasil.




  • Anestesia local com ou sem sedação
  • Incisão de 1 a 2cm, por dentro da boca.



  • Dissecção e Identificação da Bola de Bichat.
  • Tração delicada da gordura para fora.



  • Ressecção do excesso de gordura, com cuidado para retirar demais.



  • Sutura da região para evitar sangramentos.





Perguntas Frequentes
Qual o tempo de recuperação da Bichectomia?
O processo de recuperação é muito semelhante à extração de um dente do siso.

O inchaço é variável de indivíduo para indivíduo, mas normalmente dura em torno de uma semana, sendo mais intenso nos 3 primeiros dias.

Nessa primeira semana, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol.

Não é preciso afastamento do trabalho, além de 2 a 3 dias, desde que o inchaço não seja um fator comprometedor.

Quais os riscos da Bichectomia?
Por ser um procedimento de pequeno porte, os riscos são mínimos.

Existem algumas complicações possíveis, como em toda cirurgia (sangramento, infecção, etc.) e outras mais específicas, mas igualmente raras (lesão de nervo, assimetria, ressecção em excesso).

Se eu emagrecer, essa gordura não some sem eu precisar fazer a cirurgia?
A Bola de Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

Quando eu envelhecer, meu rosto não vai ficar flácido se eu fizer a Bichectomia?

Independentemente da Bola de Bichat, nosso rosto vai ficando flácido com a idade. Alguns estudos mostram que a Bola de Bichat pouco se altera com a idade. Mas, de qualquer forma, há sempre a preocupação em não exagerar na ressecção.

Tenho as bochechas grandes, como saber se a Bichectomia é a solução para mim?
Só um médico ou dentista especializado poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Algumas vezes, a causa de um rosto mais largo pode ser a hipertrofia do músculo masseter e isso também é facilmente tratado através da injeção da toxina botulínica (Botox).

Um acúmulo de gordura abaixo do queixo (papada) também pode dar um aspecto arredondado à face e o tratamento disso é a lipoaspiração dessa região.

Se houver uma flacidez de pele, o lifting facial deve ser considerado em conjunto com a Bichectomia e outros procedimentos, se necessários.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Aparelho quase invisível para correção dentária.

O que é Invisalign?

INVISALIGN UTILIZA JOGOS DE ALINHADORES SEQUENCIAIS, FEITOS SOB MEDIDA.

OS ALINHADORES SÃO PRATICAMENTE INVISÍVEIS E REPOSICIONAM SEUS DENTES PASSO A PASSO PARA CONSEGUIR O SORRISO QUE VOCÊ DESEJA.

  • Você retira os alinhadores para comer, escovar os dentes e passar fio dental.
  • Sem fios ou metais que irritam a sua boca.
  • A troca dos alinhadores é feita a cada duas semanas.
  • Seus dentes se movem gradativamente.
  • O controle de todo o processo é feito por um ortodontista credenciado.
  • Os resultados aparecem a partir de 6 meses.
  • Invisalign não interfere no seu estilo de vida.
  • A maioria das pessoas nem vai notar que você está em tratamento.


Invisalign é transparente. Você endireita seus dentes sem ninguém perceber. Invisalign é removível. Diferentemente de aparelhos fixos, você pode comer e beber o que quiser durante o tratamento.
Invisalign é confortável. Não existem fios ou metais que possam causar irritação em sua boca, e sem fios os metais significa você gastar menos tempo na cadeira do seu ortodontista para ajustes. Invisalign permite que você visualize seu próprio plano de tratamento antes de iniciar seu caso. Você poderá visualizar como seus dentes ficarão alinhados quando seu tratamento estiver completo.

Os alinhadores parecem com placas para clareamento dental, mas são personalizados para uma movimentação dentária sequencial. Alguns ortodontistas se referem a eles como a “lente de contato dos dentes”.

Por anos, ortodontistas têm usado aparelhos removíveis para tratamentos limitados. Hoje, com a aplicação de tecnologia dos computadores e personalização de manufatura, Invisalign trata uma grande abrangência e casos com grande precisão.

Como bráquetes e fios, alinhadores Invisalign movem dentes através de uma força controlada aplicada nos dentes. A principal diferença é que Invisalign não somente controla forças, mas também controla tempo de aplicação de força. A cada estágio de alinhadores, somente certos dentes são movimentados, e estes movimentos são determinados pelo plano de tratamento ortodôntico para aquele particular estágio. O resultado é um sistema de liberação de força eficiente e controlada.

Ao redor do mundo mais de 2 milhões de pacientes já foram tratados com Invisalign. Este número cresce diariamente.


Dr. Marco Aurelio Mena CRO-MG 28.678 credenciado ao sistema

domingo, 15 de maio de 2016

Cinco mitos e verdades sobre os dentes sisos.

Eles surgem por volta dos 16 aos 25 anos e ainda fazem muita gente perder o sono. Por isso, de maneira simples e objetiva, vamos esclarecer as cinco dúvidas mais frequentes nos consultórios sobre os dentes sisos - ou terceiros molares. Qual a melhor idade para extração? Por que algumas pessoas nascem sem eles? Para que servem esses dentes?

Saiba mais sobre os chamados "dentes do juízo":

Foto Dr. Marco Aurélio Mena CRO-MG 28.678

- Não é bom retirar os sisos na adolescência;

Mito. O momento da retirada deve ser avaliado pelo dentista em cada caso. Há estudos que indicam a idade ideal entre os 16 e os 18 anos, porque há somente 2/3 da raiz formada. Após esse período, a extração pode ser mais complicada.

- Sisos podem atrapalhar o alinhamento dos outros dentes;

Verdade. A força da erupção dos sisos pode fazer com que dentes vizinhos fiquem desalinhados ou até apinhados (uns por cima dos outros). O nascimento dos sisos também pode atrapalhar o tratamento ortodôntico. Como o dente siso é o último da arcada e normalmente tem pouco espaço para nascer, ele pode dificultar a movimentação dos outros dentes em tratamento com aparelhos ortodôntico.

- O siso é um dente mais difícil de extrair do que os outros.

Verdade. Por estar em um local de difícil acesso, a extração do dente do siso é mais complexa. Muitas vezes, ele está numa posição desfavorável (em lugar de nascer na posição vertical, ele nasce horizontalmente ou inclinado) e isso pode dificultar a remoção. Os especialistas, entretanto, dispõem de técnicas que permitem a extração com tranquilidade.

- É possível retirar os quatro sisos de uma vez.

Verdade. A extração dos quatro sisos de uma única vez pode ser feita em consultório e, ao contrário do que muita gente acredita, usando apenas anestesia local. Mas esse tipo de procedimento não é necessário. Vai depender do julgamento do profissional.

É possível nascer sem os sisos ou com apenas alguns deles.

Verdade. É muito comum. O siso é um dente em extinção, ou seja, ao longo do tempo a arcada humana diminuiu e o número de dentes foi reduzido. É uma adaptação do ser humano à evolução da espécie.






É melhor clarear os dentes em casa ou no consultório?

Os avanços na odontologia estética ampliaram e aperfeiçoaram os métodos de clareamento dental. Existem hoje procedimentos que podem ser realizados em casa ou no consultório, sendo que há vantagens e desvantagens em cada situação.
O clareamento caseiro é mais barato, por isso se popularizou mais rapidamente. “Inicialmente, ele era realizado com peróxido de carbamida”, recorda Carlos Francci, pesquisador em clareamento pela USP e membro da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD).

Thinkstock/Getty Images
Clareamento resgata a coloração original dos dentes
Mas essa substância tinha um problema sério. Ela precisava de longas aplicações para surtir efeito, nas quais o paciente chegava a passar a noite inteira com uma moldeira na boca.
Isso conferiu má fama ao procedimento. “Até hoje recebo pacientes que não querem fazer o clareamento caseiro por receio de passar muitas horas com a moldeira”, afirma Francci.
Mas isso deixou de ser necessário. O gel usado para clarear os dentes passou a ser o peróxido de hidrogênio. “Ele é igual ao gel usado no consultório pelos dentistas, mas em menor concentração”, explica.
A vantagem é que permite clarear os dentes em aplicações de 30 a 60 minutos. “Se o paciente vê novela, peço para ele usar a moldeira no período de cada capítulo”, recomenda.
Dentes sensíveis
O tratamento caseiro deve ser realizado diariamente, durante duas semanas. É ai que mora o perigo. Há risco do paciente sentir desconforto, ter sensibilidade nos dentes, o que forçaria uma interrupção do tratamento.
“A vantagem do laser é que ele tira a sensibilidade”, ressalta o dentista Linneu Cuffari, especialista em traumatologia bucomaxilofacial e odontologia estética. O clareamento, na verdade, não é feito apenas pelo laser e sim pela combinação dele com o gel clareador.
“O laser é como um acelerador do processo”, explica Francci. “Mas resolve o problema de pessoas que tinham sensibilidade no colo do dente, situação que inviabilizava qualquer outro clareamento”, afirma Cuffari.
A aplicação com o laser é feita com várias luzes ao mesmo tempo, o que permite uma sessão rápida. “O tratamento todo pode ser feito em apenas duas aplicações, com intervalo de uma semana entre elas”, comenta Cuffari.
Outro alerta do presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Newton Miranda de Carvalho, é que optar por fazer o procedimento em casa não indica que a supervisão do dentista pode ser descartada. “Os produtos utilizados, inclusive, precisam ser recomendados pelos profissionais. Existem substâncias comercializadas que nem sequer são registradas e podem prejudicar a boca”, afirma
Duração do resultado
A principal diferença entre os procedimentos está na duração dos resultados. O tratamento com laser clareia os dentes mais rapidamente, porém o resultado é menos duradouro.
Já o clareamento caseiro dura mais. Mesmo os dentistas que defendem e recomendam o clareamento com laser admitem ser melhor combinar o procedimento com o clareamento caseiro, para ter melhor eficácia.
A diferença na duração acontece por causa da profundidade do clareamento. “O gel clareador faz uma microlimpeza nos dentes”, explica Francci. Essa limpeza aumenta conforme o tempo de exposição ao agente limpador.
Por isso, outra questão que precisa ser considerada na opção de clarear os dentes com gel - seja no consultório ou em casa -  é que os custos, provavelmente, serão repetidos mais de uma vez. Com o passar do tempo a manutenção é uma necessidade. Neste processo, se por acaso o paciente não puder fazer o clareamento com gel ou laser por alguma contraindicação, existem outras opções. “A faceta ou a coroa”, exemplifica o presidente da ABO.
Alguns dentistas optam pelo clareamento com gel, complementado por outras técnicas. O ponto desfavorável nestes casos é o custo. No caso da faceta – uma espécie de unha postiça sem coloração para cada dente – os preços podem chegar até R$ 2 mil por dente “arrumado”.
O branco original
Francci explica que o desejo dos pacientes varia muito. “Alguns querem um branco natural, outros preferem o mais branco possível”, comenta. Mas o clareamento apenas devolve ao dente a coloração original. Isso significa que as pessoas que naturalmente têm uma pigmentação escura não vão ficar com o dente muito claro.
“Quando tratamos uma cárie, vendemos um resultado: o da cárie curada. Já com o clareamento é diferente, o que oferecemos é um procedimento, sendo que o resultado pode variar porque é um procedimento estético”, compara Francci.
Para manter o resultado por mais tempo, é bom evitar alimentos com corante e frutas vermelhas durante os três meses após o tratamento. Cigarros, café, vinho tinto e chocolates são grandes vilões para os dentes. Mesmo após os primeiros meses ainda é recomendado moderação.
Fonte: http://saude.ig.com.br/bemestar/e-melhor-clarear-os-dentes-em-casa-ou-no-consultorio/n1237728169372.html